2º Periodo

 
Lições nº 53 e 54
04/01/2013
Ficha de avaliação de conhecimentos – A Cultura e as relações interpessoais.
 
Lições nº 55 e 56
08/01/2013
Unidade 1 – Tema 2: Eu. A Mente e a Perceção. Leis e ilusões de ótica. Observação de ilusões da perceção e realização de testes. Realização de Ficha de Trabalho de Grupo 8 sobre esta temática – acompanhamento dos alunos e esclarecimento de dúvidas. Uma sugestão para reflexão em torno do tema da perceção.
 
Lições nº 57 e 58
11/1/2013
Conclusão da Ficha de Trabalho de Grupo 8 sobre a perceção – acompanhamento dos alunos e esclarecimento de dúvidas. Uma sugestão para reflexão em torno do tema da perceção.
 
Lições nº 59 e 60
15/01/2013
Sumário: A aprendizagem, conceito e modelos teóricos, tipos de aprendizagem. Mapa conceptual dos temas da aprendizagem e memória. Realização de FTG 9 sobre a aprendizagem. Apoio e esclarecimento de dúvidas dos alunos.
 
Lições nº 61 e 62
18/01/2013
A memória. Conceito e tipos de memória. Os factores do esquecimento. O esquecimento é uma doença da memória? FTG 10 sobre a memória. Apoio e esclarecimento de dúvidas dos alunos.
 
Lições nº 63 e 64
22/01/2013
Observação do filme Memento (Parte I). Realização do trabalho individual sobre a importância da memória na vida humana.
 
Lições nº 65 e 66
25/01/2013
Conclusão da observação do filme Memento (Parte II). Realização do trabalho individual sobre a importância da memória na vida humana.
 
Lições nº 67 e 68
29/01/2013
Realização do trabalho individual sobre a importância da memória na vida humana. Avaliação de trabalhos dos alunos – reflexões individuais dos portefólios e fichas de trabalho de grupo. Apoio e esclarecimento de dúvidas.
 
Lições nº 69 e 70
01/02/2013
A emoção. Situações que desencadeiam reações emocionais. Afetos, emoções e sentimentos. Emoções primárias e secundárias. Alterações fisiológicas relacionadas com as emoções. Que relação existe entre emoção e expressão facial? Há universalidade nas emoções? Qual o papel da cultura na expressão das emoções? As investigações de Charles Darwin e de Paul Ekman. Acompanhamento do trabalho dos alunos sobre estas matérias.
 
Lições nº 71 e 72
05/02/2013
A inteligência emocional - conceito. Teste de avaliação do Q.E. com autocorreção. Observação do episódio piloto da série televisiva Lie to Me. Realização de ficha de trabalho de grupo para a sua interpretação no âmbito das emoções e da linguagem corporal.
 
Lições nº 73 e 74
08/02/2013
Realização de ficha de trabalho de grupo sobre as emoções e a observação do episódio piloto da série Lie to Me - interpretação no âmbito das emoções e da linguagem corporal. Entrega de trabalhos corrigidos e classificados.
 
Lições nº 75 e 76
15/02/2013
Realização de ficha de avaliação de conhecimentos sobre os temas da perceção, aprendizagem e memória. Entrega de trabalhos corrigidos e classificados.
 
Lições nº 77 e 78
19/02/2013
Os processos conativos - realização de ficha de trabalho de grupo sobre este tema.
 
Lições nº 79 e 80
22/02/2013
Os processos conativos - realização de ficha de trabalho de grupo sobre este tema. Avaliação de reflexões individuais dos alunos – portefólios individuais.
 
Lições nº 81 e 82
26/02/2013
Entrega de trabalhos dos alunos corrigidos e classificados. Avaliação de reflexões individuais dos alunos – portefólios: comentário e avaliação com preenchimento dos registos descritivos individuais (comunicação por e-mail). A Mente: inteligência,imaginação e criatividade. Realização de Ficha de Trabalho de Grupo sobre esta temática.
 
Lições nº 83 e 84
01(03/2013
Sessão de esclarecimento sobre condições e pré-requisitos de acesso ao ensino superior para 2013/2014 – dinamização da Psicóloga Escolar Carla Gonçalves (SPO).
 
Lições nº 85 e 86
05/03/2013
Conclusão de trabalhos sobre os processos conativos e a mente, inteligência, imaginação e criatividade. Entrega de trabalhos dos alunos corrigidos e classificados. Avaliação de reflexões individuais dos portefólios e sugestões de melhoria.
 
Lições nº 87 e 88
08/03/2013
Conclusão de trabalhos sobre os processos conativos (motivacionais) e a mente, inteligência,imaginação e criatividade. Entrega de trabalhos dos alunos corrigidos e classificados. Avaliação de reflexões individuais dos portefólios e sugestões de melhoria.
 
Lições nº 89 e 90
12/03/2013
Entrega de trabalhos dos alunos corrigidos e classificados. Avaliação de reflexões individuais dos portefólios e sugestões de melhoria.
 
Lições nº 91 e 92
15/03/2013
Entrega de trabalhos dos alunos corrigidos e classificados. Avaliação de reflexões individuais dos portefólios e sugestões de melhoria. Auto e hetero-avaliação.