O Cérebro

 

O segundo tema estudado na disciplina de psicologia foi o Cérebro, em que aprendemos as características e as funções que o cérebro humano desempenha.

Este órgão complexo e extenso permite ao ser humano realizar funções muito variadas.

 

O cérebro é dividido em dois hemisférios: o esquerdo e o direito. O aspeto do cérebro assemelha-se ao miolo de uma noz. O hemisfério dominante em 98 porcento dos humanos é o esquerdo que é responsável pelo pensamento lógico e competência comunicativa, enquanto que o hemisfério direito responsabiliza-se pelo pensamento simbólico e criatividade.

 

O cérebro é também constituído pelo córtex cerebral, e este é dividido em 4 pequenas áreas que são denominadas de lobos cerebrais, tendo cada um funções diferenciadas e especializadas. Os lobos cerebrais são designados pelos nomes dos ossos cranianos nas suas proximidades e que os recobrem. O lobo frontal é responsável pelos movimentos corporais e pela coordenação destes, assegurando também a sua eficácia, pela linguagem articulada e pela escrita e fica localizado na região da testa. O lobo occipital processa os estímulos visuais, ou seja interpreta o que os  nossos olhos observam e este é localizado na região da nuca. O lobo temporal  têm como principal função o processamento de estímulos auditivos e localiza-se nas regiões laterais da cabeça, por cima das orelhas. E o lobo parietal coordena e sintetiza as mensagens que têm origem na pele e nos músculos e é localizado na parte superior central da cabeça.

O cérebro é o órgão mais complexo e complicado que nós, humanos, temos. Nas aulas falámos de lesões no córtex que é a camada mais externa do cérebro e interessou-me esta parte porque por existir um pequeno erro/falha pode trazer várias e graves consequências.

Por batermos com a cabeça em algum lado, por exemplo, pode danificar/lesionar um dos lobos cerebrais tendo varias doenças possíveis, tais como: Cegueira cortical; Agnosia visual da cor, da forma e do movimento; Cegueira verbal alexia; Surdez cortical; Agnosia Auditiva; Surdez verbal; Anestesia cortical; Agnosia somatossensorial; Paralisia cortical; Apraxia de escrita e/ou de linguagem.

 

Como vimos ter uma lesão no cérebro é algo muito mau e que traz graves consequências, e em vez de pensarmos só em aspetos maus, que só trás negatividades e desequilíbrios no nosso ser, vou mostrar um caso único em que uma pessoa lesionou no cérebro após ter batido com a cabeça no fundo da piscina e ter-se sucedido algo estranho, mas bom. (https://www.epochtimes.com.br/lesao-cerebral-causa-repentino-talento-musical/).

Esta pessoa (Derek Amato) teve perdas de memorias e de audição após ter batido com a cabeça, mas como diz no artigo, teve uma rápida  recuperação em 4 dias apenas, e não só recuperou espantosamente rápido, como ganhou uma nova capacidade nunca antes pensada de adquirir, tocar piano fluentemente.  O raro talento de Amato foi diagnosticado como síndrome de Savant, e sua habilidade de ver formas e cores quando ouvia música é conhecida como sinestesia. (no artigo)

Interessei-me por esta ‘doença’ e fui pesquisar um pouco mais

A síndrome de Savant  é considerada como um distúrbio psicológico, onde há compensações em habilidades de intelecto devido a um défice de inteligência. A genialidade proveniente de tais compensações são geralmente ligadas a uma memoria fora do comum. Há especulações sobre danos no hemisfério esquerdo do cérebro que são compensadas por um maior desenvolvimento do hemisfério direito.

 Por ser diretamente ligada ao desenvolvimento e deficiências cerebrais, esta ainda é um mistério para os profissionais de psicologia e para as equipas médicas, ainda há muito a ser pesquisado nesta área. Com o crescente desenvolvimento de técnicas de manuseamento cerebral, profissionais fazem estudos detalhados a esta tal síndrome.

Após a investigação sobre esta doença que achei de extrema interesse, até propunha visualizarmos um documentário na aula sobre esta Síndrome de Savant.

Já ficamos a saber que uma ‘pancada’ no cérebro não têm probabilidade apenas para nos ficarmos mal com isso, podem acontecer situações como aconteceu com Derek, e do nada ficarmos um génios com habilidades incomuns, milagre ou não, é algo fantástico e misterioso.

(Texto retirado basicamente da wikipédia e do link acima referido sobre o artigo.)

 

Alexandre Tomé nº1, 12ºA