Série 'Lie to Me'

 

Reflexão sobre a Série ‘Lie to Me’

 

Na aula tivemos o prazer de assistir ao primeiro episódio (pilot) da série ‘Lie to Me’ que têm tido muito sucesso e contou com 3 temporadas. Durante a visualização do episódio apercebemo-nos várias vezes que o centro/tema desta série é o saber avaliar pelas expressões corporais as emoções das pessoas, nomeadamente desejo sexual, ódio, humilhação, raiva, vergonha, medo, felicidade, preocupação, repúdio etc.  Mas está série foca-se mais precisamente em mentira, no quanto as pessoas mentem, como mentem, e como detetar que estas estão a mentir.

 

No episódio que visualizamos na aula podemos observar o caso de um rapaz que foi detido por ser acusado de um possível homicídio de uma professora. Tomando conhecimento do sucedido, os investigadores da equipa Ligthman procuram desvendar várias pistas através das micro-expressões efetuadas pelos inquiridos, ou seja, saber o que estas sentem avaliando a sua linguagem corporal e determinar assim o verdadeiro assassino. Para que pudessem descobrir este assassino, Dr. Cal Ligthman (um génio em linguagem corporal) e Dr. Gillian Foster (colega de Cal) interrogam colegas, professores e familiares do respectivo rapaz. Durante as mesmas puderam observar diversas micro-expressões e associar a estas as devidas emoções, vindo assim a descobrir pela mãe do rapaz que este tinha fotografias do dia e local do crime, desta forma, Dr. Ligthman apercebeu-se que o rapaz sentia apenas desejo sexual pela professora, logo seria incapaz de o matar. Sabendo-se que o rapaz detido não era o verdadeiro assassino, decidiram procurar noutra direção ficando-se sabendo mais tarde que o verdadeiro assassino era o diretor da escola onde a professora leccionava, este matou a professora pois esta sabia que o diretor tinha um caso com uma aluna.

 

Ao longo das várias sequências do episódio de ‘Lie to me’ foi possível detetar cenas reveladoras de certas micro-expressões que ajudaram os profissionais a desvendar os verdadeiros culpados, tais como:

-       O encolher da boca, que ;demonstra que a pessoa que está a falar não acredita no que diz

-       O abrir demasiado os olhos e levantar as sobrancelhas, que demonstra surpresa;

-       Levar a mão ao pescoço, que nos indica que a pessoa pode estar nervosa, logo a mentir;

-       Levar a mão à cabeça com o intuito de se esconder, mostrando humilhação;

-       A dilatação das pupilas, que nos indica algo relacionado com desejo sexual;

-       Cerrar os dentes que demonstra medo;

-       Abrir e fechar a mão que nos indica nervosismo.

 

Com a observação deste pilot de ‘Lie to me’ podemos concluir que é possível determinar se uma pessoa é inocente ou culpada estando atendo aos seus movimentos corporais, às suas micro-expressões, é algo muito viável hoje em dia pois às vezes quando não temos as provas materiais, com interrogações feitas por especialistas pode-se saber quase tudo, pois iremos saber quando estas pessoas estarão a mentir, ou não.

 

 

Realizado por: Alexandre Tomé nº1 12ºA